Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Partilhe esta Página

Faça sua Doação para

 continuar com esse projeto

 


Faixa Azul – 4° GUB
Faixa Azul – 4° GUB

A RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DO CARÁTER

O corpo humano não está livre de regras físicas e é, de certo modo, uma máquina que cresce, se desenvolve e se movimenta. Esta máquina humana trabalha de várias formas, possibilitando a revisão de suas posturas iniciais. Espiritualmente esta máquina pensa, compreende e imagina através de um processo de treinamento mental. Logo, o ser humano dificilmente poderá ter pensamentos claros ou inspiração se não for treinado para tal. Há esportes “pesados” e “leves”; os primeiros desenvolvem um forte espírito de luta e grande confiança em si, enquanto o segundo apenas regulam as funções circulatórias. O Taekwondo transforma o caráter do indivíduo, dando-lhe um espírito forte e de grande recuperação, que permitirá a cada um desenvolver sua capacidade de liderança e de guiá-lo em todos os seus passos. Liderança forte e espírito de luta, transmitem confiança em todas as tarefas, de modo que a pessoa possa manter-se calma e segura, o que a transformará em um ser paciente e modesto. Aí, então, as pessoas se superarão através do espírito de auto sacrifício, adquirindo um caráter especial como líder na sociedade. Portanto, o Taekwondo é uma base para que o homem seja lapidado e se transforme numa pessoa justa, amante do próximo e de seu país. Para tanto, é necessário que os instrutores, professores e mestres tenham em  mente que os seus atos, suas palavras; e principalmente, o seu procedimento, tanto dentro quanto fora da academia; serão decisivos para alcançar este objetivo. Cabe aos alunos, principalmente a partir da Faixa Azul (pois o mesmo já é considerado um aluno “Faixa Graduado”); se espelhar e refletir esta imagem, tanto com seus atos, quanto com seu procedimento; servindo de exemplo aos menos graduados.

 

Portanto, é necessário que a partir da Faixa Azul; o aluno tome consciência de sua responsabilidade; colaborando com seus companheiros e auxiliando seu instrutor, tanto na parte física, quanto na parte técnica; e principalmente, na formação moral, social e ética do grupo.

 

 

F = m . a

 

 

 – A BIO FÍSICA DO TAEKWONDO

 

EXPLICAÇÃO DINÂMICA DO TAEKWONDO

 

As habilidades altamente avançadas do Taekwondo devem ser desenvolvidas e dominadas através de uma mobilização científica da força humana e sua aplicação. Até o presente, o treinamento, unicamente enfatizava a prática

 

repetitiva e intensa, sem uma pesquisa séria e científica, quase sempre dando uma ideia de mistério ao esporte. É necessário descobrir maneiras efetivas de generalizar e administrar o poder físico até os efeitos maiores. Isto é um pré requisito para as aplicações físicas e habilidades.

 

 

EQUAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE NEWTON

 

Na natureza existem várias forças como a gravidade, elasticidade e inércia. Para definir força, Isaac Newton desenvolveu uma maneira de calcular a força em conexão com a massa e velocidade:

 

onde:

 

F: força

 

m: massa

 

a: aceleração

 

Essa equação é muito útil para medir a força. É transmitido que no Taekwondo, o peso de uma pessoa é a massa e o movimento das mãos ou dos pés em ação é a aceleração; estabelecendo uma relação íntima entre o peso do corpo e a velocidade dos movimentos dos membros. Em outras palavras, a força é medida pela massa e a aceleração no ataque e defesa. Na tentativa de um ataque, a condição física é de instabilidade, ordenando um decréscimo de massa e aumento de velocidade; enquanto que na defesa, uma diminuição de velocidade e aumento de massa são necessários, numa condição extremamente composta, o que coincide com a “Teoria de Movimentos de Newton”. Portanto, os fatores mais importantes para o uso científico da força do Taekwondo estão aqui colocados:

 

- Elementos de Massa: estabilidade, base e equilíbrio;

 

- Elementos de Aceleração: elasticidade, agilidade e flexibilidade. Estes fatores, aliados a outros pontos subsidiários; como a concentração mental e nervosa, o controle da respiração e a relaxação, é que efetivam a massa e a aceleração; resultando em uma maior força aplicada.

 

 

ELEMENTOS DE MASSA: ESTABILIDADE, BASE , EQUILÍBRIO

 

O fator básico para mobilização efetiva da força física depende da postura de uma pessoa. Isto é, uma postura balanceada e segura, não permite um ataque veloz mas é boa para defesa. Portanto a localização do centro de gravidade do corpo humano tem uma estreita relação com o tamanho da base de solo da pessoa. Aqui está uma explicação adicional do centro. No corpo humano e outros objetos existem dois tipo de centro. Um é o centro em qualquer direção, o qual o do corpo humano é a espinha. O outro é o centro de movimento de um objeto móvel. Na movimentação do corpo a postura mais segura é a deitada, porque o peso do centro é menor e o tamanho da base é maior. Quanto mais alto o centro estiver, mais instável o corpo se torna e mais se agiliza. O centro também serve para intensificar a força de um ataque. Quando atacamos com os punhos ou pés, não se pode esperar um grande efeito a não ser que se mova a pélvis em direção ao ataque. Isto é, na equação F = m . a; a massa (m) deve ser utilizada para aumentar a força. Mover-se do centro de gravidade na direção do ataque não requer força efetiva, e a maior força pode ser atingida quando todo o peso do corpo estiver concentrado em um ponto, como o punho ou a ponta do pé.

 

 

 

ELEMENTOS DE ACELERAÇÃO: ELASTICIDADE, AGILIDADE E FLEXIBILIDADE

 

A massa, apesar de ter sido efetivamente ganha, não pode remeter uma força a não ser que seja ajudada pela velocidade. Quando dizemos “chute forte” ou “chute fraco”, estamos nos referindo à velocidade da ação. A primeira expressão significa grande velocidade e a segunda expressão significa pouca velocidade. Como foi anteriormente explicado, uma das formas de aumentar a velocidade do corpo humano é o movimento efetivo do centro, favorável num equilíbrio extremamente instável. Um pião gira em pé, apesar da base no solo ser mínima e o centro alto. Da mesma forma, no Taekwondo o corpo humano deve ser colocado num estado instável para mover o centro rapidamente para que se adicione velocidade ao corpo, mãos e pés. A outra forma de ganhar velocidade é expandir a distância ao alvo para uma futura aceleração, e essa expansão é possível através da agilidade do corpo. Como o corpo humano é organizado em ossos e juntas, enquanto o sistema nervoso move os músculos, a agilidade de todas as partes determina o grau de agilidade numa situação de ataque e defesa.

 

 

 – ELEMENTOS SUBSIDIÁRIOS

 

CONCENTRAÇÃO MENTAL E NERVOSA

 

A concentração é um dos fundamentos do Taekwondo. Uma concentração de toda a força do corpo, da mente e do espírito, no ponto de contato do instrumento com o que se faz o ataque ou a defesa. O praticante desta arte dirige o seu treinamento ao desenvolvimento de todas as partes do corpo, de modo a que trabalhem juntas para concentrar toda a sua força física no ponto de contato, no momento preciso. A mente deve estar vazia completamente, significando que, durante os exercícios e sobretudo durante o combate deve estar concentrada no que está fazendo, tem de estar no alvo. Nessa situação, quando o impulso de atacar passa pela mente de um adversário, se reflete na mente do outro. O resultado entre praticantes peritos é que a resposta começa quase ao mesmo tempo que começa o ataque. Os nervos estão difundidos em todas as partes do corpo. Todos os estímulos que são dirigidos aos nervos, são transmitidos a todas as partes que o sistema nervoso atinge e existem unidades nervosas que causam movimentos separados dos músculos. Força efetiva é obtida quando unidades nervosas relacionadas trabalham coordenadamente. A concentração mental ajuda tais unidades a se moverem juntas para uma força maior. Comunicação nervosa significa transmissão de estímulos, e as conexões autônomas devem ser atingidas com moderação. Através de treinamento, a maestria pode ser atingida.

 

 

RELAXAMENTO

 

A relaxação é mais uma condição prévia do que um elemento ativo, sendo no entanto, vital. Nem a velocidade e nem a massa serão capazes de êxito se o praticante não aprendeu a relaxar. O praticante deve estar relaxado todo o

 

tempo, exceto nos últimos vinte ou trinta centímetros de um ataque ou de uma defesa. É durante este espaço que tudo que tem no seu interior se concentra e enfoca no ponto de contato. O não estar relaxado, salvo durante o momento de contato, tem dois efeitos prejudiciais: a fadiga – se o aluno está tenso e contraído todo o tempo, está queimando energia sem objetivo; a velocidade – se um golpe se inicia com os músculos tensos, será tão lento que haverá uma perda de tempo significativa.

 

 

RESPIRAÇÃO

 

Uma das dificuldades com a respiração, na maioria, é que não pensamos nela. Consequentemente, como demonstra estudos, empregamos perto de uma sexta parte da nossa capacidade pulmonar na respiração normal. O Taekwondista deve aprender a ventilar seus pulmões com exercícios de respiração extremamente profundos. A força da exalação vem da parte inferior do abdômen. A respiração profunda incrementa a capacidade dos pulmões e fortalece o hipogastro (seção média do corpo), que é o centro da atividade muscular no Taekwondo. A lógica da respiração apropriada se baseia na função fisiológica da respiração, pois com a capacidade pulmonar aumentada e a respiração adequada permitem uma produção física maior e mais prolongada. Em qualquer esporte, se expira quando se curva o dorso ou se levanta. Mas no Taekwondo, quando se golpeia um objeto, devemos expirar e segurar a respiração até que o momento do impacto para se obter o melhor efeito. Expirar diminui a resistência interna e torna o corpo mais flexível; e segurar a respiração completa o ato de ataque. O grito no momento de ataque (Kirab) ajuda a retirar o ar e concentrar a mente, além do efeito psicológico. Mas quando o grito continua por muito tempo até que o alvo seja atingido, não será criada força suficiente, ficando portanto a força dependendo unicamente da concentração mental. O fundamento mais fácil de alcançar nesta arte, é a exalação no momento do contato físico do alvo: tudo o que se deve fazer, é exalar energicamente quando bate, pois a concentração máxima da produção física se consegue na exalação.

 

 

CAPACIDADE AUTO-CONTIDA

 

O centro da atividade muscular no Taekwondo está na seção média do corpo, o hipogastro. Quando a ação é em forma de um golpe ou um pontapé, a reação se produz na direção oposta nos músculos abdominais. Nos casos dos movimentos de mão, nos exercícios básicos e na luta, a mão que não ataca é retraída com tanta força como a que bate, reforçando assim a força de reação dos músculos abdominais, dando força demolidora ao golpe. É para desenvolver esta capacidade auto-contida, geradora de força, que está dirigida grande parte do treinamento.

 

 

PRECISÃO DE MOVIMENTOS

 

A precisão de movimentos é um requerimento básico no Taekwondo, pois para que um ataque seja efetivo, deve ser dirigido a uma parte específica do corpo do adversário. O elemento de exatidão é mais refinado no Taekwondo do que nos outros esportes. O aluno deve ter em mente que a precisão dos movimentos ao fazer os seus exercícios básicos, permitirá um progresso mais rápido, do que aquele que se descuida deste fundamento. O Taekwondista deve conhecer os pontos vulneráveis, a sua localização anatômica e os efeitos que poderá produzir.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Pelo exposto acima, podemos concluir que o Taekwondo está baseado em fundamentos científicos; sendo um esporte para todo o sistema físico, gerando energia em toda a parte do corpo, desenvolvendo músculos e cérebro, despertando o desejo de agir. Como já dissemos anteriormente; o homem não satisfaz apenas em sobreviver, deseja viver bem e com saúde. Esta é a razão pela qual o Taekwondo é um código ético, baseado na esportividade e nos bons modelos, convertendo-se numa parte essencial do modo de viver do praticante e de conduzir sua vida cotidiana. Estas são as razões pela quais o Taekwondo cultiva o desejo de viver através da força de combinação de atividades intelectuais e físicas.

 

 

 

PONTOS VULNERÁVEIS DO CORPO HUMANO

 

 

O desconhecimento do alvo a atingir, bem como do efeito que poderá produzir, fará com que um lutador desperdice energia com pancadaria inútil. Isso não é inteligente nem técnico. O bom lutador conhece cada detalhe do corpo do

 

adversário, os pontos vulneráveis, a sua localização anatômica e os efeitos determinantes.

 


- TÉCNICAS DA FAIXA AZUL – 4° GUB

 

 

POSIÇÕES BÁSICAS FUNDAMENTAIS: (SOGUI)

 

 

1) Mo Sogui: semelhante ao “Ap Sogui”, porém o calcanhar do pé da frente é alinhado com a ponta do pé de trás;

 

2) Mo JuTchum Sogui: idem item anterior, com os joelhos flexionados;

 

3) An Tchon JuTchum Sogui: na base “JuTchum Sogui” com a ponta dos pés para dentro.

 

 

Posições Fundamentais: (Jumbi)

 

 

1) Tchariôt, Moa Bo Jumok, Jumbi: na base “Moa Sogui” com o punho direito fechado e apoiado na palma da mão esquerda, na altura do rosto;

 

2) Tchariôt, Moa Kup Son Jumbi: na base “Moa Sogui” com as mãos abertas na altura do ventre, a palma da mão esquerda sobre as costas da mão direita, palma das mãos voltadas para o corpo.

 

 

Técnicas Básicas de Ataque e Defesa (Kibon Donjak):

 

Técnicas Básicas de Ataque (Gun Kiok Sul) e Técnicas Básicas de Defesa (Maki Sul):

 

 

- Batanson: Base da Palma da Mão.

 

 

1)  Batanson Are Maki: defende com a base da palma da mão em baixo;

 

2)  Batanson Monton Maki: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro;

 

3)  Batanson Monton Nulo Maki: defende com a base da palma da mão para baixo no meio do corpo;

 

4)  Batanson Monton Tchukio Maki: defende com a base da palma da mão para cima no meio do corpo;

 

5)  Batanson Nulo Mako, Tchukio Maki: defende com a base da palma da mão para baixo, ao mesmo tempo que defende com a base da palma da outra mão para cima;

 

6)  Batanson Monton Maki, Sonnal Dung Olgul An Tchigui: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro, ao mesmo tempo que ataca com a faca da mão interna em cima;

 

7)  Batanson Monton Maki, Sonnal Dung Olgul Nerio Tchigui: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro, ao mesmo tempo que ataca com a faca da mão interna para baixo;

 

8)  Batanson Godro Monton An Maki: defende “Batanson Monton Maki” e o outro braço, com o punho fechado, apoia por baixo o cotovelo do braço que defende; o braço que defende é contrário a perna que avança;

 

 

- Sonnal Dung: Faca da Mão, parte interna.

 

 

9)  Sonnal Dung Monton Bakat Maki, JuTchum Sogui Ransonnal Olgul Bakat Tchigui: defende com a faca interna da mão no meio do corpo, de dentro para fora, muda a base e ataca com faca externa da mão em cima de dentro para fora;

 

 

- Pitro: Desviar.

 

 

10)      Are Pitro Maki: defende em baixo com o antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

11)      Pakat Palmok Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte externa do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

12)      Pakat Palmok Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte externa do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

13)      An Palmok Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte interna do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

14)      An Palmok Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte interna do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

15)      Ransonnal Are Pitro Maki: defende em baixo com o antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

16)      Ransonnal Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte externa do antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

17)      Ransonnal Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte externa do antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;

 

 

- Mondon-i: Bloqueio de Bastão.

 

 

18)      Mondon-i Maki: defesa dupla com uma mão em cima e a outra no meio em  “Jabki Jumok”, viradas para dentro bloqueando um ataque de “Bastão”;

 

19)      Mondon-i Jabki: defesa dupla com uma mão em cima virada para fora e a outra no meio virada para dentro em “Jabki Jumok”, bloqueando um ataque de “Bastão”;

 

 

- Dung Jumok: Parte de cima do Punho.

 

 

20) Dung Jumok Godro Ap Tchigui: idem item anterior, porém atacando “Dung Jumok Ap Tchigui”;

 

 

Obs: Treinar as técnicas nas bases (Ap Kubi, Tit Kubi e Bom Sogui).

 

 

Técnicas de Pés: Bal Ki Sul

 

 

1)  Tit Bal (Ap Bal) Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);

 

2)  Tit Bal (Ap Bal) Dolio Tchago, Rurio Tchagui;

 

3)  Tit Bal (Ap Bal) Rurio Tchago, Dolio Tchagui;

 

4)  Tit Bal (Ap Bal) Ap Tchago, Rurio Tchagui;

 

5)  Tit Bal Kodup Dolio Tchago, Mondolio Rurio Tchagui;

 

6)  Tit Bal Kodup Dolio Tchago, Tuio Ban Mondolio Rurio Tchagui;

 

7)  Tit Bal Nagamio Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);

 

8)  Tit Bal Nagamio Dolio Tchago, Rurio Tchagui;

 

9)  Tit Bal Nagamio Rurio Tchago, Dolio Tchagui;

 

10)      Tit Bal Nagamio Yop Tchago, Rurio Tchagui;

 

11)      Ap Bal Micrum-bal Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);

 

12)      Ap Bal Micrum-bal Rurio Tchago, Dolio Tchagui;

 

13)      Ap Bal Micrum-bal Dolio Tchago, Rurio Tchagui;

 

14)      Ap Bal Micrum-bal Yop Tchago, Rurio Tchagui;

 

15)      Ap Bal Kodup Yop Tchago, Ban Mondolio Rurio Tchagui;

 

16)      Ap Bal Ap Tchago, Nerio Tchago, Ban Mondolio Nerio Tchagui;

 

17)      Ap Bal Kodup Yop Tchago, Tuio Ban Mondolio Yop Tchagui;

 

18)      Pyo Jok Tchagui.

 

 

 

Luta Combinada: (Matchuo Kiorugui)

 

Sebom Kiorugui: do 1 ao 25

 

Dubom Kiorugui: do 9 ao 12

 

Ho Shin Sull: 5 técnicas

 

Kiorugui: com contato 1 x 1 e 2 x 1

 

 

Poomsae

 

Te Guk O Jang

 

Pal Gwe O Jang

 

 

Conhecimentos

 

A Biofísica do Taekwondo

 

Elementos Subsidiários

 

Pontos Vulneráveis do Corpo Humano

 

 

TE GUK O JANG

 

Significado: Ver “Fundamentos”

 

Movimentos : 20

 

Tempo de duração: 30 segundos

 

 

PAL GWE O JANG

 

Movimentos: 35

 

Tempo de duração: 45 segundos