A RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DO CARÁTER
O corpo humano não está livre de regras físicas e é, de certo modo, uma máquina que cresce, se desenvolve e se movimenta. Esta máquina humana trabalha de várias formas, possibilitando a revisão de suas posturas iniciais. Espiritualmente esta máquina pensa, compreende e imagina através de um processo de treinamento mental. Logo, o ser humano dificilmente poderá ter pensamentos claros ou inspiração se não for treinado para tal. Há esportes “pesados” e “leves”; os primeiros desenvolvem um forte espírito de luta e grande confiança em si, enquanto o segundo apenas regulam as funções circulatórias. O Taekwondo transforma o caráter do indivíduo, dando-lhe um espírito forte e de grande recuperação, que permitirá a cada um desenvolver sua capacidade de liderança e de guiá-lo em todos os seus passos. Liderança forte e espírito de luta, transmitem confiança em todas as tarefas, de modo que a pessoa possa manter-se calma e segura, o que a transformará em um ser paciente e modesto. Aí, então, as pessoas se superarão através do espírito de auto sacrifício, adquirindo um caráter especial como líder na sociedade. Portanto, o Taekwondo é uma base para que o homem seja lapidado e se transforme numa pessoa justa, amante do próximo e de seu país. Para tanto, é necessário que os instrutores, professores e mestres tenham em mente que os seus atos, suas palavras; e principalmente, o seu procedimento, tanto dentro quanto fora da academia; serão decisivos para alcançar este objetivo. Cabe aos alunos, principalmente a partir da Faixa Azul (pois o mesmo já é considerado um aluno “Faixa Graduado”); se espelhar e refletir esta imagem, tanto com seus atos, quanto com seu procedimento; servindo de exemplo aos menos graduados.
Portanto, é necessário que a partir da Faixa Azul; o aluno tome consciência de sua responsabilidade; colaborando com seus companheiros e auxiliando seu instrutor, tanto na parte física, quanto na parte técnica; e principalmente, na formação moral, social e ética do grupo.
F = m . a
– A BIO FÍSICA DO TAEKWONDO
EXPLICAÇÃO DINÂMICA DO TAEKWONDO
As habilidades altamente avançadas do Taekwondo devem ser desenvolvidas e dominadas através de uma mobilização científica da força humana e sua aplicação. Até o presente, o treinamento, unicamente enfatizava a prática
repetitiva e intensa, sem uma pesquisa séria e científica, quase sempre dando uma ideia de mistério ao esporte. É necessário descobrir maneiras efetivas de generalizar e administrar o poder físico até os efeitos maiores. Isto é um pré requisito para as aplicações físicas e habilidades.
EQUAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE NEWTON
Na natureza existem várias forças como a gravidade, elasticidade e inércia. Para definir força, Isaac Newton desenvolveu uma maneira de calcular a força em conexão com a massa e velocidade:
onde:
F: força
m: massa
a: aceleração
Essa equação é muito útil para medir a força. É transmitido que no Taekwondo, o peso de uma pessoa é a massa e o movimento das mãos ou dos pés em ação é a aceleração; estabelecendo uma relação íntima entre o peso do corpo e a velocidade dos movimentos dos membros. Em outras palavras, a força é medida pela massa e a aceleração no ataque e defesa. Na tentativa de um ataque, a condição física é de instabilidade, ordenando um decréscimo de massa e aumento de velocidade; enquanto que na defesa, uma diminuição de velocidade e aumento de massa são necessários, numa condição extremamente composta, o que coincide com a “Teoria de Movimentos de Newton”. Portanto, os fatores mais importantes para o uso científico da força do Taekwondo estão aqui colocados:
- Elementos de Massa: estabilidade, base e equilíbrio;
- Elementos de Aceleração: elasticidade, agilidade e flexibilidade. Estes fatores, aliados a outros pontos subsidiários; como a concentração mental e nervosa, o controle da respiração e a relaxação, é que efetivam a massa e a aceleração; resultando em uma maior força aplicada.
ELEMENTOS DE MASSA: ESTABILIDADE, BASE , EQUILÍBRIO
O fator básico para mobilização efetiva da força física depende da postura de uma pessoa. Isto é, uma postura balanceada e segura, não permite um ataque veloz mas é boa para defesa. Portanto a localização do centro de gravidade do corpo humano tem uma estreita relação com o tamanho da base de solo da pessoa. Aqui está uma explicação adicional do centro. No corpo humano e outros objetos existem dois tipo de centro. Um é o centro em qualquer direção, o qual o do corpo humano é a espinha. O outro é o centro de movimento de um objeto móvel. Na movimentação do corpo a postura mais segura é a deitada, porque o peso do centro é menor e o tamanho da base é maior. Quanto mais alto o centro estiver, mais instável o corpo se torna e mais se agiliza. O centro também serve para intensificar a força de um ataque. Quando atacamos com os punhos ou pés, não se pode esperar um grande efeito a não ser que se mova a pélvis em direção ao ataque. Isto é, na equação F = m . a; a massa (m) deve ser utilizada para aumentar a força. Mover-se do centro de gravidade na direção do ataque não requer força efetiva, e a maior força pode ser atingida quando todo o peso do corpo estiver concentrado em um ponto, como o punho ou a ponta do pé.
ELEMENTOS DE ACELERAÇÃO: ELASTICIDADE, AGILIDADE E FLEXIBILIDADE
A massa, apesar de ter sido efetivamente ganha, não pode remeter uma força a não ser que seja ajudada pela velocidade. Quando dizemos “chute forte” ou “chute fraco”, estamos nos referindo à velocidade da ação. A primeira expressão significa grande velocidade e a segunda expressão significa pouca velocidade. Como foi anteriormente explicado, uma das formas de aumentar a velocidade do corpo humano é o movimento efetivo do centro, favorável num equilíbrio extremamente instável. Um pião gira em pé, apesar da base no solo ser mínima e o centro alto. Da mesma forma, no Taekwondo o corpo humano deve ser colocado num estado instável para mover o centro rapidamente para que se adicione velocidade ao corpo, mãos e pés. A outra forma de ganhar velocidade é expandir a distância ao alvo para uma futura aceleração, e essa expansão é possível através da agilidade do corpo. Como o corpo humano é organizado em ossos e juntas, enquanto o sistema nervoso move os músculos, a agilidade de todas as partes determina o grau de agilidade numa situação de ataque e defesa.
– ELEMENTOS SUBSIDIÁRIOS
CONCENTRAÇÃO MENTAL E NERVOSA
A concentração é um dos fundamentos do Taekwondo. Uma concentração de toda a força do corpo, da mente e do espírito, no ponto de contato do instrumento com o que se faz o ataque ou a defesa. O praticante desta arte dirige o seu treinamento ao desenvolvimento de todas as partes do corpo, de modo a que trabalhem juntas para concentrar toda a sua força física no ponto de contato, no momento preciso. A mente deve estar vazia completamente, significando que, durante os exercícios e sobretudo durante o combate deve estar concentrada no que está fazendo, tem de estar no alvo. Nessa situação, quando o impulso de atacar passa pela mente de um adversário, se reflete na mente do outro. O resultado entre praticantes peritos é que a resposta começa quase ao mesmo tempo que começa o ataque. Os nervos estão difundidos em todas as partes do corpo. Todos os estímulos que são dirigidos aos nervos, são transmitidos a todas as partes que o sistema nervoso atinge e existem unidades nervosas que causam movimentos separados dos músculos. Força efetiva é obtida quando unidades nervosas relacionadas trabalham coordenadamente. A concentração mental ajuda tais unidades a se moverem juntas para uma força maior. Comunicação nervosa significa transmissão de estímulos, e as conexões autônomas devem ser atingidas com moderação. Através de treinamento, a maestria pode ser atingida.
RELAXAMENTO
A relaxação é mais uma condição prévia do que um elemento ativo, sendo no entanto, vital. Nem a velocidade e nem a massa serão capazes de êxito se o praticante não aprendeu a relaxar. O praticante deve estar relaxado todo o
tempo, exceto nos últimos vinte ou trinta centímetros de um ataque ou de uma defesa. É durante este espaço que tudo que tem no seu interior se concentra e enfoca no ponto de contato. O não estar relaxado, salvo durante o momento de contato, tem dois efeitos prejudiciais: a fadiga – se o aluno está tenso e contraído todo o tempo, está queimando energia sem objetivo; a velocidade – se um golpe se inicia com os músculos tensos, será tão lento que haverá uma perda de tempo significativa.
RESPIRAÇÃO
Uma das dificuldades com a respiração, na maioria, é que não pensamos nela. Consequentemente, como demonstra estudos, empregamos perto de uma sexta parte da nossa capacidade pulmonar na respiração normal. O Taekwondista deve aprender a ventilar seus pulmões com exercícios de respiração extremamente profundos. A força da exalação vem da parte inferior do abdômen. A respiração profunda incrementa a capacidade dos pulmões e fortalece o hipogastro (seção média do corpo), que é o centro da atividade muscular no Taekwondo. A lógica da respiração apropriada se baseia na função fisiológica da respiração, pois com a capacidade pulmonar aumentada e a respiração adequada permitem uma produção física maior e mais prolongada. Em qualquer esporte, se expira quando se curva o dorso ou se levanta. Mas no Taekwondo, quando se golpeia um objeto, devemos expirar e segurar a respiração até que o momento do impacto para se obter o melhor efeito. Expirar diminui a resistência interna e torna o corpo mais flexível; e segurar a respiração completa o ato de ataque. O grito no momento de ataque (Kirab) ajuda a retirar o ar e concentrar a mente, além do efeito psicológico. Mas quando o grito continua por muito tempo até que o alvo seja atingido, não será criada força suficiente, ficando portanto a força dependendo unicamente da concentração mental. O fundamento mais fácil de alcançar nesta arte, é a exalação no momento do contato físico do alvo: tudo o que se deve fazer, é exalar energicamente quando bate, pois a concentração máxima da produção física se consegue na exalação.
CAPACIDADE AUTO-CONTIDA
O centro da atividade muscular no Taekwondo está na seção média do corpo, o hipogastro. Quando a ação é em forma de um golpe ou um pontapé, a reação se produz na direção oposta nos músculos abdominais. Nos casos dos movimentos de mão, nos exercícios básicos e na luta, a mão que não ataca é retraída com tanta força como a que bate, reforçando assim a força de reação dos músculos abdominais, dando força demolidora ao golpe. É para desenvolver esta capacidade auto-contida, geradora de força, que está dirigida grande parte do treinamento.
PRECISÃO DE MOVIMENTOS
A precisão de movimentos é um requerimento básico no Taekwondo, pois para que um ataque seja efetivo, deve ser dirigido a uma parte específica do corpo do adversário. O elemento de exatidão é mais refinado no Taekwondo do que nos outros esportes. O aluno deve ter em mente que a precisão dos movimentos ao fazer os seus exercícios básicos, permitirá um progresso mais rápido, do que aquele que se descuida deste fundamento. O Taekwondista deve conhecer os pontos vulneráveis, a sua localização anatômica e os efeitos que poderá produzir.
CONCLUSÃO:
Pelo exposto acima, podemos concluir que o Taekwondo está baseado em fundamentos científicos; sendo um esporte para todo o sistema físico, gerando energia em toda a parte do corpo, desenvolvendo músculos e cérebro, despertando o desejo de agir. Como já dissemos anteriormente; o homem não satisfaz apenas em sobreviver, deseja viver bem e com saúde. Esta é a razão pela qual o Taekwondo é um código ético, baseado na esportividade e nos bons modelos, convertendo-se numa parte essencial do modo de viver do praticante e de conduzir sua vida cotidiana. Estas são as razões pela quais o Taekwondo cultiva o desejo de viver através da força de combinação de atividades intelectuais e físicas.
PONTOS VULNERÁVEIS DO CORPO HUMANO
O desconhecimento do alvo a atingir, bem como do efeito que poderá produzir, fará com que um lutador desperdice energia com pancadaria inútil. Isso não é inteligente nem técnico. O bom lutador conhece cada detalhe do corpo do
adversário, os pontos vulneráveis, a sua localização anatômica e os efeitos determinantes.
- TÉCNICAS DA FAIXA AZUL – 4° GUB
POSIÇÕES BÁSICAS FUNDAMENTAIS: (SOGUI)
1) Mo Sogui: semelhante ao “Ap Sogui”, porém o calcanhar do pé da frente é alinhado com a ponta do pé de trás;
2) Mo JuTchum Sogui: idem item anterior, com os joelhos flexionados;
3) An Tchon JuTchum Sogui: na base “JuTchum Sogui” com a ponta dos pés para dentro.
Posições Fundamentais: (Jumbi)
1) Tchariôt, Moa Bo Jumok, Jumbi: na base “Moa Sogui” com o punho direito fechado e apoiado na palma da mão esquerda, na altura do rosto;
2) Tchariôt, Moa Kup Son Jumbi: na base “Moa Sogui” com as mãos abertas na altura do ventre, a palma da mão esquerda sobre as costas da mão direita, palma das mãos voltadas para o corpo.
Técnicas Básicas de Ataque e Defesa (Kibon Donjak):
Técnicas Básicas de Ataque (Gun Kiok Sul) e Técnicas Básicas de Defesa (Maki Sul):
- Batanson: Base da Palma da Mão.
1) Batanson Are Maki: defende com a base da palma da mão em baixo;
2) Batanson Monton Maki: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro;
3) Batanson Monton Nulo Maki: defende com a base da palma da mão para baixo no meio do corpo;
4) Batanson Monton Tchukio Maki: defende com a base da palma da mão para cima no meio do corpo;
5) Batanson Nulo Mako, Tchukio Maki: defende com a base da palma da mão para baixo, ao mesmo tempo que defende com a base da palma da outra mão para cima;
6) Batanson Monton Maki, Sonnal Dung Olgul An Tchigui: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro, ao mesmo tempo que ataca com a faca da mão interna em cima;
7) Batanson Monton Maki, Sonnal Dung Olgul Nerio Tchigui: defende com a base da palma da mão no meio do corpo, de fora para dentro, ao mesmo tempo que ataca com a faca da mão interna para baixo;
8) Batanson Godro Monton An Maki: defende “Batanson Monton Maki” e o outro braço, com o punho fechado, apoia por baixo o cotovelo do braço que defende; o braço que defende é contrário a perna que avança;
- Sonnal Dung: Faca da Mão, parte interna.
9) Sonnal Dung Monton Bakat Maki, JuTchum Sogui Ransonnal Olgul Bakat Tchigui: defende com a faca interna da mão no meio do corpo, de dentro para fora, muda a base e ataca com faca externa da mão em cima de dentro para fora;
- Pitro: Desviar.
10) Are Pitro Maki: defende em baixo com o antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
11) Pakat Palmok Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte externa do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
12) Pakat Palmok Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte externa do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
13) An Palmok Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte interna do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
14) An Palmok Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte interna do antebraço e punho, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
15) Ransonnal Are Pitro Maki: defende em baixo com o antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
16) Ransonnal Monton Pitro Maki: defende no meio do corpo com a parte externa do antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
17) Ransonnal Olgul Pitro Maki: defende em cima com a parte externa do antebraço e mão aberta, contrário da perna da frente e desviando o corpo;
- Mondon-i: Bloqueio de Bastão.
18) Mondon-i Maki: defesa dupla com uma mão em cima e a outra no meio em “Jabki Jumok”, viradas para dentro bloqueando um ataque de “Bastão”;
19) Mondon-i Jabki: defesa dupla com uma mão em cima virada para fora e a outra no meio virada para dentro em “Jabki Jumok”, bloqueando um ataque de “Bastão”;
- Dung Jumok: Parte de cima do Punho.
20) Dung Jumok Godro Ap Tchigui: idem item anterior, porém atacando “Dung Jumok Ap Tchigui”;
Obs: Treinar as técnicas nas bases (Ap Kubi, Tit Kubi e Bom Sogui).
Técnicas de Pés: Bal Ki Sul
1) Tit Bal (Ap Bal) Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);
2) Tit Bal (Ap Bal) Dolio Tchago, Rurio Tchagui;
3) Tit Bal (Ap Bal) Rurio Tchago, Dolio Tchagui;
4) Tit Bal (Ap Bal) Ap Tchago, Rurio Tchagui;
5) Tit Bal Kodup Dolio Tchago, Mondolio Rurio Tchagui;
6) Tit Bal Kodup Dolio Tchago, Tuio Ban Mondolio Rurio Tchagui;
7) Tit Bal Nagamio Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);
8) Tit Bal Nagamio Dolio Tchago, Rurio Tchagui;
9) Tit Bal Nagamio Rurio Tchago, Dolio Tchagui;
10) Tit Bal Nagamio Yop Tchago, Rurio Tchagui;
11) Ap Bal Micrum-bal Kodup (Ap, Dolio, Bandal e Yop Tchagui);
12) Ap Bal Micrum-bal Rurio Tchago, Dolio Tchagui;
13) Ap Bal Micrum-bal Dolio Tchago, Rurio Tchagui;
14) Ap Bal Micrum-bal Yop Tchago, Rurio Tchagui;
15) Ap Bal Kodup Yop Tchago, Ban Mondolio Rurio Tchagui;
16) Ap Bal Ap Tchago, Nerio Tchago, Ban Mondolio Nerio Tchagui;
17) Ap Bal Kodup Yop Tchago, Tuio Ban Mondolio Yop Tchagui;
18) Pyo Jok Tchagui.
Luta Combinada: (Matchuo Kiorugui)
Sebom Kiorugui: do 1 ao 25
Dubom Kiorugui: do 9 ao 12
Ho Shin Sull: 5 técnicas
Kiorugui: com contato 1 x 1 e 2 x 1
Poomsae
Te Guk O Jang
Pal Gwe O Jang
Conhecimentos
A Biofísica do Taekwondo
Elementos Subsidiários
Pontos Vulneráveis do Corpo Humano
TE GUK O JANG
Significado: Ver “Fundamentos”
Movimentos : 20
Tempo de duração: 30 segundos
PAL GWE O JANG
Movimentos: 35
Tempo de duração: 45 segundos